O subprojeto Musicando a Escola
contribuiu com a programação do evento através da participação das apresentações
musicais: A saga de Bentinho (bolsistas do Joselito Amorim, com a participação
de bolsistas de outras escolas parceiras), Intervalo Musical (Bolsistas do
Gastão Guimarães) e Um breve passeio pela história do samba (bolsistas do Assis
e Luis Eduardo Magalhães); participação de alguns bolsistas em sessões de comunicações e participação da coordenadora de área como uma das coordenadoras de um dos GTs e painelista da atividade final do evento.
1. Sobre as comunicações, o subprojeto se fez presente em cinco dos sete GTs, com a apresentação de relatos de experiências de alguns bolsitas, conforme descrição a seguir:
2. Sobre as apresentações musicais, de caráter didático, foram temáticas e repertórios variados:1. Sobre as comunicações, o subprojeto se fez presente em cinco dos sete GTs, com a apresentação de relatos de experiências de alguns bolsitas, conforme descrição a seguir:
GT1:
INOVAÇÕES PEDAGÓGICAS DESENVOLVIDAS NOS PROJETOS DO
PIBID/UEFS:
Desafios e perspectivas
|
MÚSICA
NO CINEMA: PROCESSOS DE ENSINO APRENDIZAGEM INOVADORES EM EDUCAÇÃO
MUSICAL NA EDUCAÇÃO BÁSICA
|
Lucas
Barbosa Silva
Raisa
Cruz Cerqueira
Experiencia realizada no Joselito Amorim |
GT3:
MATERIAIS DIDÁTICOS INOVADORES: Produção, promoção e
contribuições
para
o processo de ensino-aprendizagem na Educação Básica
|
CONCERTO
DIDÁTICO: POSSIBILIDADES DE AMPLIAÇÃO DO REPERTÓRIO MUSICAL NA
ESCOLA
|
Amós
Oliveira
Experiencia realizada no Luis Eduardo Magalhães |
GT4:
CONSTRUÇÃO DA IDENTIDADE NO ÂMBITO DO PIBID
|
UMA
REFLEXÃO DOCENTE FRENTE À MÚSICA MIDIÁTICA
|
Simone
Gonçalves
Experiencia realizada no Joselito Amorim Atualmente bolsista no Gastão |
GT5:
CURRÍCULO E FORMAÇÃO DOCENTE: contribuições do PIBID para os
Cursos
de Licenciatura
|
Caroline
dos Santos Lopes
Experiencia realizada no Gastão |
|
GT7:
PIBID E FORMAÇÃO PARA EDUCAÇÃO INCLUSIVA E DIVERSIDADE
|
PROJETO
LUIZ GONZAGA: A INCLUSÃO NA AULA DE MÚSICA
|
Gilmar
Souza Araújo
José
Anailton Carneiro Cordeiro
Mêncio
Gonçalves Pereira
Experiencia realizada no Joselito Amorim Atualmente bolsistas no Assis |
Trata-se
de um recorte de uma apresentação musical, de caráter didático,
desenvolvida pelos bolsistas do Subprojeto Musicando a Escola
(Licenciatura em Música da UEFS - LICEMUS), em 2012 e 2013, no
Colégio Municipal Joselito Amorim. Para a montagem, os bolsistas
contaram com a colaboração da professora supervisora Thiara Cruz e
da direção cênica de Leonardo Teles, que auxiliou na articulação
entre diversas linguagens artísticas como a literatura, artes
cênicas, artes visuais e música.
Exibida
em seis sessões, para contemplar uma quantidade significativa da
comunidade escolar – estudantes, professores, funcionários,
coordenação e direção - a apresentação teve como objetivos:
1)
Estabelecer um contato inicial com a comunidade escolar de forma
lúdica, criativa e prazerosa;
2)
Apresentar a proposta do subprojeto;
3)
Introduzir o ensino musical na escola;
5)
Desenvolver as atividades do subprojeto em diálogo com o PPP da
escola e com o planejamento das aulas de Artes;
6)
Abordar conteúdos musicais (parâmetros sonoros, instrumentos
musicais e tipos de vozes);
7)
Ampliar o acesso musical da comunidade escolar por meio de um
repertório eclético (De Villa-Lobos a Gonzaga).
Programa
Heitor
Villa-Lobos – O Trenzinho do Caipira
Luiz
Gonzaga e Humberto Teixeira – Assum Preto
Caetano
Veloso e José Almino – Lisbela
Participantes
Adailton
Neres, Daniell Banto, Joedson Barbosa, Luana Reis, Lucas Barbosa,
Lucas Samuel, Raisa Cruz, Janille Teixeira e Simone Gonçalves.
Intervalo Musical
O Intervalo Musical
é uma proposta diferenciada para o intervalo escolar do Instituto de
Educação Gastão Guimarães, por meio de apresentações musicais,
que contam com a participação dos bolsistas do Subprojeto Musicando
a Escola (Licenciatura em Música da UEFS - LICEMUS), estudantes do
6º ao 3º Ano, professores e demais comunidade escolar, sob a
supervisão da professora Maria Gorette Guimarães.
A proposta, que faz parte
do projeto pedagógico O lado A e o lado B: a função social da
música tem como objetivo geral promover o envolvimento da comunidade
escolar no processo de apreciação, compreensão e comunicação por
meio da linguagem musical, além de identificar os talentos musicais
da escola.
Para dar início à
atividade, os bolsistas realizaram um diagnóstico com a comunidade
escolar, para verificar os que possuíam prática musical e os
interessados em participar das apresentações (estudantes,
familiares, professores, funcionários, etc). Após a conclusão das
inscrições, todos inscritos foram agrupados em diversas oficinas,
ministradas pelos bolsistas, com o objetivo de musicalizá-los e
prepará-los para participar do Intervalo Musical, que ocorre
mensalmente às sextas-feiras.
Devido ao surgimento de
interessados em participar por meio de outras linguagens artísticas,
as apresentações foram ampliadas através do diálogo entre música
e outras manifestações (dança, pintura, literatura, etc), a
exemplo do recorte apresentado a seguir, composto por repertório
escolhido pelos estudantes do Gastão.
Programa
Clarissa Falcão – 8º Andar
Jorge e Mateus – O que é que
tem
Anderson Freire – Ressuscita-me
Targino Gondim, Manuca Almeida e
Raimundo do Acordeon – Esperando na janela
Participantes
Bolsistas:
Anderson Silva, Caroline Lopes, Jailton Nunes, Nilson Oliveira,
Simone Gonçalves e William Albert.
Estudantes do Gastão:
Ana Victoria Silva de Oliveira, Bruno Rafael Santos Ferreira,
Eliedson Beirão Rodrigues, Everlaine de Souza Oliveira, João
Gabriel de Jesus Oliveira, Jonatas Cruz Costa
Geovane dos Santos Sena Filho, Géssica de Santana Silva, José
Willielson Ferreira da Silva e Vinicius Silva.
Um
breve passeio pela história do samba
Trata-se
de um recorte de uma série de concertos didáticos, desenvolvida por
bolsistas do Subprojeto Musicando a Escola (Licenciatura em Música
da UEFS - LICEMUS), nas escolas Colégio Estadual Luis Eduardo
Magalhães e Centro
Integrado de Educação Assis Chateaubriand,
sob a supervisão das professoras Sandra Sandes e Eliade Ramos.
A
série, organizada a partir da elaboração de um projeto pedagógico,
sob a orientação inicial da professora Cinthya Coutinho, teve como
ponto de partida a verificação da preferência musical discente
pelo pagode, nas escolas as quais o subprojeto já atuava. Desta
constatação, foram almejados os seguintes objetivos:
1)
contribuir para a ampliação do repertório de gêneros musicais dos
discentes, ao possibilitar novos horizontes musicais;
2)
possibilitar uma audição musical mais autônoma com relação as
influências dos meios de comunicação de massa;
3)
valorizar os conhecimentos prévios dos estudantes e usar estes como
ponto de partida para novos saberes (pagode);
4)
trabalhar um gênero específico, o samba, ao apresentar as suas
origens, vertentes e influências em gêneros mais novos, tomando
como ponto de partida o pagode;
5)
reconhecer e valorizar as contribuições afro-brasileiras na nossa
cultura (Lei 11.645/2008).
No
formato do concerto, foram inseridos, de
forma interativa com o público, questões como a influência da
mídia na preferência musical, o contexto histórico de cada gênero
apresentado, a exemplo das células rítmicas e principais
compositores do samba e suas vertentes como o pagode, samba de roda,
bossa nova e choro.
Programa
Márcio
Vitor – Firme e Forte
Tradicional
do Recôncavo Baiano – Samba da Pitangueira
Ernesto
Nazareth – Odeon
T.
Jobim e V. de Moraes – Garota de Ipanema
Edilson
e Aluísio – Não deixe o samba morrer
Participantes
Amós
Oliveira, Djones Miranda, Edleide Silva, Gilmar Souza, José Anailton
Carneiro, Luana Reis e Mêncio Gonçalves.
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