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sexta-feira, 14 de junho de 2013

III SEMINÁRIO DO PIBID - UEFS



O subprojeto Musicando a Escola contribuiu com a programação do evento através da participação das apresentações musicais: A saga de Bentinho (bolsistas do Joselito Amorim, com a participação de bolsistas de outras escolas parceiras), Intervalo Musical (Bolsistas do Gastão Guimarães) e Um breve passeio pela história do samba (bolsistas do Assis e Luis Eduardo Magalhães); participação de alguns bolsistas em sessões de comunicações e participação da coordenadora de área como uma das coordenadoras de um dos GTs e painelista da atividade final do evento.

1. Sobre as comunicações, o subprojeto se fez presente em cinco dos sete GTs, com a apresentação de relatos de experiências de alguns bolsitas, conforme descrição a seguir:

GT1: INOVAÇÕES PEDAGÓGICAS DESENVOLVIDAS NOS PROJETOS DO
PIBID/UEFS: Desafios e perspectivas
MÚSICA NO CINEMA: PROCESSOS DE ENSINO APRENDIZAGEM INOVADORES EM EDUCAÇÃO MUSICAL NA EDUCAÇÃO BÁSICA
Lucas Barbosa Silva
Raisa Cruz Cerqueira

Experiencia realizada no Joselito Amorim

GT3: MATERIAIS DIDÁTICOS INOVADORES: Produção, promoção e contribuições
para o processo de ensino-aprendizagem na Educação Básica
CONCERTO DIDÁTICO: POSSIBILIDADES DE AMPLIAÇÃO DO REPERTÓRIO MUSICAL NA ESCOLA

Amós Oliveira


Experiencia realizada no Luis Eduardo Magalhães
GT4: CONSTRUÇÃO DA IDENTIDADE NO ÂMBITO DO PIBID
UMA REFLEXÃO DOCENTE FRENTE À MÚSICA MIDIÁTICA
Simone Gonçalves


Experiencia realizada no Joselito Amorim
Atualmente bolsista no Gastão 
GT5: CURRÍCULO E FORMAÇÃO DOCENTE: contribuições do PIBID para os
Cursos de Licenciatura
A DISTÂNCIA ENTRE A ESCOLA E O ESTUDANTE
Caroline dos Santos Lopes



Experiencia realizada no Gastão
GT7: PIBID E FORMAÇÃO PARA EDUCAÇÃO INCLUSIVA E DIVERSIDADE
PROJETO LUIZ GONZAGA: A INCLUSÃO NA AULA DE MÚSICA

Gilmar Souza Araújo
José Anailton Carneiro Cordeiro
Mêncio Gonçalves Pereira

Experiencia realizada no Joselito Amorim
Atualmente  bolsistas no Assis
 2. Sobre as apresentações musicais, de caráter didático, foram temáticas e repertórios variados:

A saga de Bentinho

Trata-se de um recorte de uma apresentação musical, de caráter didático, desenvolvida pelos bolsistas do Subprojeto Musicando a Escola (Licenciatura em Música da UEFS - LICEMUS), em 2012 e 2013, no Colégio Municipal Joselito Amorim. Para a montagem, os bolsistas contaram com a colaboração da professora supervisora Thiara Cruz e da direção cênica de Leonardo Teles, que auxiliou na articulação entre diversas linguagens artísticas como a literatura, artes cênicas, artes visuais e música.
Exibida em seis sessões, para contemplar uma quantidade significativa da comunidade escolar – estudantes, professores, funcionários, coordenação e direção - a apresentação teve como objetivos:
1) Estabelecer um contato inicial com a comunidade escolar de forma lúdica, criativa e prazerosa;
2) Apresentar a proposta do subprojeto;
3) Introduzir o ensino musical na escola;
4) Motivar os estudantes para o ensino musical;
5) Desenvolver as atividades do subprojeto em diálogo com o PPP da escola e com o planejamento das aulas de Artes;
6) Abordar conteúdos musicais (parâmetros sonoros, instrumentos musicais e tipos de vozes);
7) Ampliar o acesso musical da comunidade escolar por meio de um repertório eclético (De Villa-Lobos a Gonzaga).

Programa

Heitor Villa-Lobos – O Trenzinho do Caipira
Luiz Gonzaga e Humberto Teixeira – Assum Preto
Caetano Veloso e José Almino – Lisbela

Participantes
Adailton Neres, Daniell Banto, Joedson Barbosa, Luana Reis, Lucas Barbosa, Lucas Samuel, Raisa Cruz, Janille Teixeira e Simone Gonçalves.

Intervalo Musical

O Intervalo Musical é uma proposta diferenciada para o intervalo escolar do Instituto de Educação Gastão Guimarães, por meio de apresentações musicais, que contam com a participação dos bolsistas do Subprojeto Musicando a Escola (Licenciatura em Música da UEFS - LICEMUS), estudantes do 6º ao 3º Ano, professores e demais comunidade escolar, sob a supervisão da professora Maria Gorette Guimarães.
A proposta, que faz parte do projeto pedagógico O lado A e o lado B: a função social da música tem como objetivo geral promover o envolvimento da comunidade escolar no processo de apreciação, compreensão e comunicação por meio da linguagem musical, além de identificar os talentos musicais da escola.
Para dar início à atividade, os bolsistas realizaram um diagnóstico com a comunidade escolar, para verificar os que possuíam prática musical e os interessados em participar das apresentações (estudantes, familiares, professores, funcionários, etc). Após a conclusão das inscrições, todos inscritos foram agrupados em diversas oficinas, ministradas pelos bolsistas, com o objetivo de musicalizá-los e prepará-los para participar do Intervalo Musical, que ocorre mensalmente às sextas-feiras.
Devido ao surgimento de interessados em participar por meio de outras linguagens artísticas, as apresentações foram ampliadas através do diálogo entre música e outras manifestações (dança, pintura, literatura, etc), a exemplo do recorte apresentado a seguir, composto por repertório escolhido pelos estudantes do Gastão.
Programa
Clarissa Falcão – 8º Andar
Jorge e Mateus – O que é que tem
Anderson Freire – Ressuscita-me
Targino Gondim, Manuca Almeida e Raimundo do Acordeon – Esperando na janela

Participantes
Bolsistas: Anderson Silva, Caroline Lopes, Jailton Nunes, Nilson Oliveira, Simone Gonçalves e William Albert.
Estudantes do Gastão: Ana Victoria Silva de Oliveira, Bruno Rafael Santos Ferreira, Eliedson Beirão Rodrigues, Everlaine de Souza Oliveira, João Gabriel de Jesus Oliveira, Jonatas Cruz Costa Geovane dos Santos Sena Filho, Géssica de Santana Silva, José Willielson Ferreira da Silva e Vinicius Silva.

Um breve passeio pela história do samba

Trata-se de um recorte de uma série de concertos didáticos, desenvolvida por bolsistas do Subprojeto Musicando a Escola (Licenciatura em Música da UEFS - LICEMUS), nas escolas Colégio Estadual Luis Eduardo Magalhães e Centro Integrado de Educação Assis Chateaubriand, sob a supervisão das professoras Sandra Sandes e Eliade Ramos.
A série, organizada a partir da elaboração de um projeto pedagógico, sob a orientação inicial da professora Cinthya Coutinho, teve como ponto de partida a verificação da preferência musical discente pelo pagode, nas escolas as quais o subprojeto já atuava. Desta constatação, foram almejados os seguintes objetivos:
1) contribuir para a ampliação do repertório de gêneros musicais dos discentes, ao possibilitar novos horizontes musicais;
2) possibilitar uma audição musical mais autônoma com relação as influências dos meios de comunicação de massa;
3) valorizar os conhecimentos prévios dos estudantes e usar estes como ponto de partida para novos saberes (pagode);
4) trabalhar um gênero específico, o samba, ao apresentar as suas origens, vertentes e influências em gêneros mais novos, tomando como ponto de partida o pagode;
5) reconhecer e valorizar as contribuições afro-brasileiras na nossa cultura (Lei 11.645/2008).
No formato do concerto, foram inseridos, de forma interativa com o público, questões como a influência da mídia na preferência musical, o contexto histórico de cada gênero apresentado, a exemplo das células rítmicas e principais compositores do samba e suas vertentes como o pagode, samba de roda, bossa nova e choro.
Programa
Márcio Vitor – Firme e Forte
Tradicional do Recôncavo Baiano – Samba da Pitangueira
Ernesto Nazareth – Odeon
T. Jobim e V. de Moraes – Garota de Ipanema
Edilson e Aluísio – Não deixe o samba morrer

Participantes
Amós Oliveira, Djones Miranda, Edleide Silva, Gilmar Souza, José Anailton Carneiro, Luana Reis e Mêncio Gonçalves.

3. Alguns momentos...


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